


Educação Ambiental nas escolas públicas formando cidadãos conscientes e responsáveis
O Projeto Sumaúma

O Projeto Sumaúma consiste na formação de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes, e competências relacionados à conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, é o objetivo da Educação Ambiental. Esse processo envolve tanto o indivíduo quanto a coletividade, formando cidadãos responsáveis que reconhecem as interações entre o ser humano e a natureza para garantir a sustentabilidade e uma qualidade de vida saudável. As escolas públicas são um dos principais responsáveis por essa formação, sendo um excelente instrumento para a educação ambiental da sociedade.

Propósito

Capacitar os alunos do projeto para que possam se tornar disseminadores de conhecimento e valorização socioambiental, trabalhando em equipe com a natureza e estimular a prática do consumo consciente.

Nossa Missão

Executar o projeto com excelência fazendo com que os participantes tenham capacidade, apoio, acessibilidade e dedicação suficientes para que os ensinamentos continuem a serem transmitidos mesmo sem a atuação direta do projeto, eles poderão realizar as suas campanhas de consciência ambiental na escola.

Visão

Tornar-se um lar-escola, onde os Alunos poderão consumir alimentos saudáveis Proporcionando a segurança alimentar e a geração de uma fonte de renda para a família dos alunos, estimulando a valorização socioambiental a partir do trabalho em equipe com a natureza.

Valores

Incentivo à partir de práticas que tragam algum retorno no cotidiano dos alunos, beneficiando não só a sociedade local quanto o meio ambiente.

Ao ser realizado um diagnóstico participativo de acordo com programação acima, direcionado aos gestores escolares, com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas no meio escolar ao tratar das questões ambientais. Com base nessa identificação, serão traçados objetivos a serem alcançados para abrandar esses problemas. Para atingir esses objetivos, serão realizadas diversas atividades, tais como palestras, gincanas, oficinas e orientações através da distribuição de cartilhas.
Entre os tópicos a serem trabalhados nas escolas estão: produção de horta orgânica, composteira, minhocário, alimentação sustentável.
REALIZAÇÃO:

APOIO:

